quinta-feira, 29 de abril de 2010

PROJETO "POETA APRENDIZ"

"A palavra poética é imprescindível na escola, pois dá o espaço do silêncio, do pensamento, e entre um verso e outro há espaço para o nosso próprio texto. O texto anônimo dos nossos alunos que nossas vistas cansadas muitas vezes não conseguem enxergar."

V PRÊMIO TOBIAS BARRETO DE POESIA
COLETÂNEA 2009
Poesia Fictícia

Como a mais imaculada das rosas, de beleza sem fim.
Beleza serena e reluzente, assim era para mim.

E nunca senti o doce mel que imagino que tenha seus lábios
Temendo violar sua sublime inocência

Tão bela, tão delicada
Assim era para mim a rosa-avermelhada de mel
Por quem já sofro desde meu lento despertar até o deitar do meu céu
E antes que meus versos se embelezem de romantismo
Retiro o véu de sua vulgaridade em que aqueci meu demente amor
Eu relutava em crer na sua perfeição ímpar
Já que minha mania de compreensão não perdoava sua verdadeira forma

Mas lembro que prometi parar de declamar por ti
E logo nego as confusas rimas dessa poesia
Logo nada existe além da paixão
Só sei que sempre amarei essa ilusão
Denisson Dias Bonfim - 3º ano - 1º lugar
.............................................................
Versos de Patinho II

Tudo o que eu escrevo patinho
É o mais forte desejo
Que não tem forma nem beijo
Que me mata o dia inteiro

Não sei se é prosa ou poesia
Se é verso ou poema
Se não escrever o que sinto
Vou morrer com esse dilema

Que já passa meses de tortura
Meu coração não quer rancura
E sim um pouco de ternura
Que contigo encontrarei

Não sei se hoje ou amanhã
Se ontem ou depois
Só sei o que sinto
Que é mágico e divino.
Diogo Aguiar de Jesus - 3º ano - 2º lugar
..........................................................
A poesia dos Homens

As maçãs primitivas, os cristais da rocha

Lindo fragmentos gotejantes

A reação negligente de um após o outro

Os verdadeiros poemas ou os que não passam de meros retratos

Os poemas da privacidade da noite e de homens como eu

Este poema que pende tímido e escondido

Que sempre carrego e todo homem carrega.

Gabriel Siqueira Araújo - 7º ano - 3º lugar

..............................................................

Anjos Góticos

Somos anjos góticos
De sentimentos escuros
Fantasmas noturnos que choram
Pela tristeza contida
Nos pensamentos obscuros

As nossas almas melancólicas
Que vagueiam pela noite sombria
Em busca de alegria ilusória
Perdidas nos sonhos exóticos

Vida destruída por desilusões
Por favor, não tenha medo

De mais uma alma

Triste e amaldiçoada

Trajando seu destino preto
Anjos góticos susurrando

Almas melancólicas dormindo.

Menção Honrosa a Rodrigo Silva Dantas - 1º ano

..................................................................


Caminhos

A vida é assim
De altos e baixos
Caminhos sem volta
De vários caminhos

A vida é assim
Caminhos felizes
Outros cruéis

A vida é complicada
Mas é nos pequenos detalhes que você entende os grandes

A vida não é como a gente imagina
Mas como nosso caminho determina.

Alberto Henrique Nascimento - 7º ano - 4º lugar

...............................................................

Asas de Ícaro

Plumagem exuberante
Cintilante no céu
Em sua queda culposa
O fardo da esperança

Em Creta, o Minotauro açoitado.
Uma lenda
Um réu
Vamos voando pelo céu

Sonhos frustados de quem tentou
E perdeu para a velhice
Quero ficar aqui para sempre
Lá no céu, Ícaro disse.

Ao caírem no solo
Suas lágrimas se expandiam
Naquele momento
Milhares de sonhos partiam

O viver
O sonhar
É crer e esperar.


Jorge Wally Bonfim Araújo Santos - 5º lugar - .............................................................

Versos de Patinho I

Lindos, versos, belos.
Belos, versos, lindos.
Versos, lindos, belos.
Amor que ainda espero

Amor, lindo, belo.
Belo, amor, lindo.
Lindo, amor, belo.
Por você eu me entrego

O amor que lhe devoto
É mais forte que trovão
Demonstra o que eu sinto
Que se chama paixão

Nesses pequenos versos
Digo o que eu sinto
Que por você é eterno
Mágico e divino.

Diogo Aguiar de Jesus - 3º ano - 6º lugar

......................................................

Desilusão

As árvores perdem os galhos
Os peixes perdem as escamas
Vivo perdendo tempo
Amando quem não me ama

No silêncio do meu quarto

Fiquei triste a chorar

Pensando no meu amor

Que nunca mais vai voltar.

Simone Silva Gonçalves - 7º lugar

...................................................

Algumém Especial


Quando você estiver chorando

Me chame

Eu irei enxugar as tuas lágrimas


Quando você estiver sem saber o que fazer

Me chame

Serei o teu consolo


Quando você se sentir feliz

Também me chame

Eu irei rir com você


Quando você sentir que não há mais nada

Me chame

Eu irei dar motivo para você se sentir alguém


Quando você quiser que o mundo acabe

Não diga isso

Eu sou a luz e a esperança


Quando você se sentir zero

Não esqueça que em todos os momentos eu estou com você

Não há prova de amor maior do que dois corações juntos

Realizando e dividindo os momentos da vida.


Rodrigo Silva Dantas - 1º ano - 8º lugar

.................................................................

O Amor


Amar é sentir

Sentir é ter

Por isso estou aqui com você


A criatividade faz o amor

O amor faz a realidade

A realidade faz você

Ser você de verdade.


Beatriz Soturnino Gomes dos Santos - 7º ano - 9º lugar

.........................................................................................

Anjos das Ruas


A rua é mais do que lojas

É fome, miséria, dor.

Anjos das ruas

Anjos que não podem voar pra fugir do abandono

E o futuro poder encontrar


Anjos que não podem sonhar

Pois a calçada é um berço

Aonde não sabem se vão acordar.


Layane Lima Soares - 7º ano - 10º lugar

....................................................................................

Saudade


Quando olhava para ti

Sentia um conforto inexplicável

O seu abraço, seu amor

Me fazia sonhar


Quando você se foi

A dor tomou conta de mim

Não tenho mais seu amor

Não tenho mais seu abraço

Seu carinho de avô.


Thaise Conceição dos Anjos - 3º ano

............................................................................

Meu Mundo


As flores podem murchar

O mundo pode acabar

O sol pode deixar de raiar

Mas meu amor por você

Nunca vai acabar


Olho para o céu

Vejo o sol raiar

Sabe por quê?

Porque só penso em te amar


Choro porque te amo

Faço tudo por você

Até atravessar o oceano


Meu coração pula de alegria

Sabe por quê?

Porque eu te amo, mainha.


Beatriz Saturnino Gomes dos Santos - 7º ano

........................................................................................

Sorriso


Não sei como explicar

Parece coisa de outro mundo

Nos momentos que eu mais preciso

Você me aparece com um lindo sorriso


Nada me diz

Muda tudo que eu estava sentindo

De uma lágrima a um sorriso.


Thamires Lopes de Carvalho - 3º ano

............................................................

Ilusão


Vitória foi te encontrar

Ilusão foi pensar que poderia te amar

Coragem falta para dizer

Mas do amor tudo se pode esperar

Até mesmo ódio pode brotar

Risos fazem este ódio morrer

Com o calor do teu corpo me aquecer

Esperança que nunca vai morrer

Laços de amor nos unirá

Loucamente irei te amar


Thamires Lopes de Carvalho - 3º ano

..............................................................

Vida


Se sua vida for de amor, ame.

Se sua vida for de tristeza, esqueça.

Se sua vida for de ilusão, acorde.

Se sua vida for de guerra, lute.

Se sua vida for de felicidade, faça alguém feliz.

Mas se sua felicidade depende de ser amado

Considere-se feliz porque eu te amo, Mãe.


Layane Lima Soares - 7º ano

.................................................................

Amor da Terra


Estava no jardim

O jardim escureceu

No meio de tantas flores

Meu amor apareceu


O sol é um astro

A rosa é uma flor

A terra é um planeta

E você é meu amor.


Simone Silva Gonçalves - 7º ano

...........................................................

Esperança


A esperança de um dia te ter

Me leva ao delírio

Quero sentir você novamente

Seu corpo quente


Espero que me perdoe

Pois faço tudo

Tudo mesmo, pelo seu amor.


Thaise Conceição dos Anjos - 3º ano

...........................................................

Pensamentos


Se o pensamento não encontra solução

A vida sofre

A alma chora

Dói o coração

Dentro do peito uma vontade de gritar bem alto

Arrancar as mágoas, enxugar o pranto.


Mas eu vou segurar sua mão

E nunca vou deixar você cair

Erga suas mãos

Eu vou te entregar a chave do meu coração.


Lucas Leonardo dos Santos - 7º ano

.......................................................................

Eu e você


Amar é sofrer um instante de saudade

É sentir o mundo em um segundo

É viver um momento de paixão

Se você não existisse

Eu não teria aprendido a amar

De um jeito tão bonito e especial

Para muitas pessoas o amor é tudo

Mas para mim, ele é você.


Angela Moura da Silva - 6º ano

...........................................................

Roteiro da Vida

O amor que me cega os olhos
Vida cruel e linda
Felicidade e tristeza vivem juntas
Num só caminho

Vida cheia de amores, dores.
Alegria e tristeza
A vida é assim
Cada dia uma surpresa.
Quem escreve o roteiro da vida?

Gabriel Siqueira Araújo - 7º ano











Nenhum comentário: