segunda-feira, 16 de agosto de 2010

“O QUE VOCÊ ANDA FAZENDO COM SEU TALENTO?"

Escrito por Marcos Rezende em Coaching, Gestão de Talentos, Idéias, Listas em 26 de setembro de 2008 
Essa pergunta, título deste artigo, pode ser interpretada de duas maneiras, sendo entendida como “Você tem talento para fazer o quê?” ou “O que você anda fazendo com o seu talento?” Ambas querendo cutucar você para algo tão óbvio e tolo que só pessoas altamente racionais não conseguem perceber. De fato, sequer têm conhecimento do que significa esta palavra: talento.


A PARÁBOLA DOS TALENTOS
 
A Parábola dos Talentos (na Bíblia, em Mateus, cap. 25, vv. 14 a 30) retrata a situação de um homem que, ao ausentar-se para longe, chamou seus três servos e entregou-lhes seus bens. Ao primeiro deu cinco talentos, ao segundo, dois e ao terceiro, um, conforme a capacidade de cada um. O que recebeu cinco talentos, conseguiu mais cinco negociando-os com outras pessoas. O mesmo aconteceu para o que recebeu dois. Porém, o que recebeu apenas um, enterrou-o para não perdê-lo e aguardou o retorno do seu senhor. Quando este retornou, parabenizou os que haviam utilizado os seus talentos para multiplicar a sua abundância e lhes entregou novas moedas. E ao servo que escondeu o talento que recebeu, disse que teria que retirar o talento que lhe havia dado e mandá-lo para longe, pois como servo improdutivo não tinha utilidade para o seu reino.


O QUE É TALENTO?

Na época em que essa história foi escrita, talento era uma moeda utilizada na Grécia e em Roma. Já no livro A Era dos Talentos, de Mauro Press, criador do método Maksuri de Gestão de Talentos no qual sou formado, talento é aquilo que uma pessoa tem habilidade e facilidade para fazer e faz com gosto. Entenda que não é fazer bem alguma coisa, pois pode-se ainda não ter desenvolvido a competência para aquilo que se ama, porém é fato que a pessoa tem talento.
TALENTO X COMPETÊNCIA
Até mesmo em revistas populares, são publicadas matérias que confundem o leitor ao tratarem competência como talento. Eu, por exemplo, tenho enorme competência para lidar com pensamentos lógicos, matemática, informática e internet, mas o meu talento é a sensibilidade através da escrita e da oratória. Estudando a maneira como cresci, enxerguei que eu me utilizei da informática para me aproximar das pessoas, compreender os seus problemas e ajudá-las na solução deles. Justamente como eu faço hoje nas sessões de coaching de talentos, só que em outra área. Percebeu? Não é porque você é uma ótima analista financeira ou um excelente metalúrgico que significa que você tem talento para isso. Eu também era excelente como analista de sistemas e programador, mas não era um profissional realizado, escondendo os meus talentos.


COMO DESCOBRIR UM TALENTO?
 
Qualquer pessoa pode descobrir quais são os seus talentos se tiver um bom conhecimento sobre si mesma, pois descobri-los é como uma investigação profunda nas atitudes e nos gostos individuais. Outra maneira é fazer sessões de coaching de talentos que inclui o mapeamento de talentos online feito através do site do método Maksuri. Assim como existem testes vocacionais, também existe um teste onde se descobre os talentos e que, diferente do teste vocacional, não lhe rotula em uma determinada profissão, mas sim apresenta-lhe um leque de atividades profissionais que muitas vezes ainda não foram criadas, mas que precisam de profissionais.


5 - As pessoas podem desenvolver mais de um talento e como não abrir mão disso?

Antigamente, como vivíamos menos, era comum termos uma só profissão durante toda a vida. Mas agora é bem provável que você mude de atividade algumas vezes. São muitas informações que circulam, são muitas as mudanças na economia, novas tecnologias. Tudo o leva a repensar o que você faz. Não temos somente um talento, mas podemos nos desenvolver em muitos deles. Eu diria que sua alma só fica realmente satisfeita quando você se permite explorar todas as tendências. O jeito para fazer isto é comprometendo-se, agindo, experimentando. Quem tem muito medo de errar, paralisa-se e deixa de se desenvolver em seus talentos.
6 - No mundo corporativo, explorar o talento pode ser a chave do sucesso?

Já são muitas as empresas que entenderam o espírito da equipe de alto desempenho. O segredo é não ter medo das diferenças, sabendo usá-las a favor do todo o conjunto. Empresas inteligentes incentivam o surgimento de novos talentos, pois sabem que o capital intelectual é hoje mais importante que qualquer outro fator.

7 - Existem pequenos testes e dicas para descobrir o talento?

Existem alguns testes que indicam as principais tendências das pessoas. Mas só ajudam aqueles que estão comprometidos e entendem a importância e trabalhar naquilo que gostam. Ainda não se descobriu nenhuma fórmula que substitua o conhecimento de si mesmo. Isto se faz por meio de leituras, de terapias, de viagens, da abertura em aprender outros pontos de vista, diferentes do seu. É isto o que vai inspirá-lo a novas formas de atuar na vida.
8 - Algumas pessoas chegam a desperdiçar oportunidades por não valorizarem o próprio talento. Qual o conselho para essas pessoas?

Quem está dormindo na vida, desperdiça as oportunidades, às vezes por puro preconceito, noutras vezes por covardia. Encontrar-se com seu talento e colocá-lo à serviço da humanidade é tarefa para os corajosos, para quem se permite sair do lugar comum, da mediocridade.
9 - Enfrentar um desafio pode ser a chave para a descoberta de um talento?

Isso mesmo, o talento não é algo que se descubra de uma forma estática. Ele aparece na mesma proporção em que você se envolve com as situações, quando você aceita convites, quando você sai do âmbito conhecido e se propõe a arriscar-se no que é desconhecido. Você precisa entender a sabedoria que está contida na incerteza. É no desconhecido que se alojam muitas oportunidades criativas que vão lhe mostrar tudo o que você é capaz.

10 - Será possível alguém que não tenha nenhum talento?

Impossível. Cada um de nós é mais ou menos talentoso em diversas áreas.


Jornalista: Edilene Ribeiro

Nenhum comentário: