terça-feira, 17 de agosto de 2010

SERGIPANOS ILUSTRES

1. PROJETO SERGIPANOS ILUSTRES

Preocupados com a melhoria da qualidade de ensino, no que tange aos índices de evasão e repetência escolar, evidenciados no processo ensino-aprendizagem, e pelos novos paradigmas que a educação deverá tomar como referência, a exemplo do IDEB. Estamos propondo neste projeto, alternativas de aprofundar o conhecimento visto em sala, ao tempo em que, se busca reverter a ótica que têm tornado o ensino público alvo de críticas pela própria sociedade que dele faz uso. Atualmente a escola é encarada como um veículo de mudanças bastante limitado e que numa sociedade de classes, a escola produz a divisão da sociedade em categorias sociais distintas, escola de ricos a particular e a escola de pobres a pública.
Diante da realidade da escola pública, onde a mesma é vista pela sociedade como necessária para os alunos das classes populares , que não podem frequentar a escola particular, apontando os alunos das classes populares como carentes, despreparados, desmotivados, sem assistência dos pais, discriminados mediante as dificuldades impostas pela sociedade e pela própria escola , fatores como: livros didáticos de péssima qualidade, práticas tradicionais e outros , vêm contribuindo cada vez mais para a robotização e alienação dos nossos jovens.
Faz-se necessário uma análise profunda das condições das escolas, do preparo dos professores e funcionários, da situação real da clientela da escola pública para que o objetivo principal não se desfaça no ideal de alguns técnicos e professores que , na maioria das vezes , sem perceber introjetam nos alunos toda a sua maneira de ser, influenciando-os de acordo com suas personalidades, suas ideias e suas interpretações das normas educacionais. A raiz dos problemas educativos está fora da escola e a educação só será viável se as experiências cotidianas de cada cidadão ou cada comunidade em seu trabalho, em seu modo de ser e em suas relações com os outros se transformarem em fonte de questionamento, de criatividade, participação e conhecimento. Na medida em que a escola idealiza um aluno crítico, participativo, capaz de construir sua própria história, pelo exercício consciente da cidadania, dentro de uma escala de valores que favoreça a transformação da sociedade, tornando-a mais justa e democrática.
É necessário aprender a criticar, pesquisar, apresentar alternativa, ver o que há de positivo e apoiar os que estão trabalhando para a melhoria do ensino. Discutir e enfrentar as ideias divergentes, fazer experiências e criar um modelo alternativo a partir dos valores já existentes, professores e técnicos, devem repensar suas práticas educativas, ampliar as relações professor/aluno e professor/técnico numa perspectiva de valorização sócio-efetiva dentro e fora da sala de aula.
Dentro desta necessidade de fazer o aluno voltar-se à pesquisa, ressalta-se que, um povo que não valoriza sua história nega sua própria existência, uma vez que a realidade na qual vivemos é fruto de nossa historicidade, desta forma, estudar os sergipanos que no seu tempo contribuíram de maneira decisiva na formação da história desta comunidade, não é mais que uma obrigação de todos aqueles que acreditam na relevância dos ensinamentos históricos e na viabilidade da releitura dos fotos históricos, à luz dos conceitos hodiernos.

Este projeto teve como objetivo estudar os sergipanos que desenvolveram e aplicaram no seu tempo, sua capacidade intelectual para engrandecimento da cultura sergipana.
 Tomando como referência o contexto histórico no qual estavam inseridos e as consequências de suas ideias no cenário nacional e sergipano, pretendeu-se a princípio motivar o interesse pela pesquisa cultural, para em seguida conhecer o pensamento daqueles que no seu tempo fizeram a diferença. Foi necessário despertar a dos alunos em buscar, o embasamento necessário à pesquisa, mostrando a viabilidade do trabalho e sua importância para o desenvolvimento de uma identidade cultural.
Para tanto, buscou-se desenvolver um conjunto de ações dentro do Colégio Tobias Barreto no sentido de possibilitar um trabalho interdisciplinar ampliando a abrangência do projeto. No tocante às parcerias com Instituições, pudemos contar com o apoio do Museu do Homem Sergipano, Academia Sergipana de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, e do Instituto Tobias Barreto.

O Projeto baseou-se nos seguintes princípios norteadores:

1. Desenvolver um ensino coerente com a realidade do aluno, situando-o no tempo e no espaço que ele compreenda seus direitos e deveres como cidadão e para que possa exercer a sua cidadania.

2. Facilitar o processo ensino-aprendizagem desenvolvendo conteúdos significativos, integrando as diversas áreas do conhecimento condizentes com a realidade.

3. Entender que o trabalho com o aluno será dentro do seu ritmo próprio de desenvolvimento sendo necessário a diversificação das atividades para que possa atender às necessidades individuais e coletivas .

4. Incentivar o livre exercício de pensamento e expressão, preservada a defesa do interesse público e o reconhecimento do processo educativo como mediação coerente das transformações sociais vigentes.

5. Compreender que aprender é um ato do conhecimento da realidade concreta, isto é, da real situação vivida pelos alunos e profissionais do magistério.

6. Desenvolver experiências que permitam ao aluno educar-se num processo ativo de construção do objeto , numa interação entre as estruturas cognitivas do indivíduo e o meio ambiente.

7. Procurar entender que o saber - fazer crítico identifica-se com a luta para que a escola pública se transforme num poderoso instrumento de progresso intelectual de massa, onde se firma o papel indispensável da competência e de sentido político.

8. Entender o processo educativo enquanto ação cultural voltada para a liberação do homem consciente numa atividade que aprendem na vivência das realizações sociais cotidianas, atinjam um nível de consciência desta mesma realidade, a fim de atuarem para modificá-lo.

OBJETIVO GERAL:

Estudar a ideologia de Tobias Barreto, bem como as contribuições dos SERGIPANOS ILUSTRES que seguiram estes princípios ideológicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Estudar as contribuições filosóficas e sociais de Tobias Barreto, Silvio Romero, Fausto Cardoso, Florentino Menezes, Manoel Bomfim e João Ribeiro
METAS E AÇÕES:

  • META 01. – Desenvolver no ano de 2006 estudos referentes aos princípios filosóficos e as contribuições sociais no pensamento de Tobias Barreto.
  • META 02 – Desenvolver no ano de 2007 estudos referentes ao pensamento de Fausto Cardoso.
  • META 03 – Desenvolver no ano de 2008 estudos referentes ao pensamento de Silvio Romero.
  • META 04 – Desenvolver no ano de 2009 estudos referentes ao pensamento de Florentino Menezes
  • META 05 – Desenvolver no ano de 2010 estudos referentes ao pensamento de Manoel Bomfim e João Ribeiro

AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS EM CADA META:

  • Desenvolver ao longo do ano letivo estudos referentes aos princípios filosóficos e as contribuições sociais no pensamento do autor pesquisado.
  • Selecionar e localizar o material pertinente ao tema.
  • Elaborar monografia sobre o estudo realizado.
  • Realizar visitas a museus que aborde a história de Sergipe.
  • Participar de palestras e seminários com temas pertinentes.
  • Participar de eventos relacionados ao tema em estudo.
A V A L I A Ç Ã O:

Em qualquer proposta de trabalho a avaliação se constitui num aspecto fundamental, pois serve para obter informações e subsídios capazes de fornecer o desenvolvimento e a ampliação dos conhecimentos dos educandos. A forma adotada possuirá um caráter de diagnóstico permanente, auxiliando no acompanhamento do processo, desta forma, deverá realizar-se continuamente, proporcionando a base para o planejamento da atividade docente, como meio de assegurar a consecução dos objetivos educacionais. O acompanhamento sistemático permitirá que durante a execução das metas sejam detectadas as dificuldades, para que se possa reestruturar e adaptar o projeto às contingências identificadas.

2. ANÁLISE DO PROJETO

Na tentativa de resgatar a qualidade do ensino público e principalmente a história de Sergipe, procurou-se adaptar o conteúdo programático das disciplinas de filosofia e sociologia, ao pensamento de sergipanos que tiveram destaques na história de Sergipe. O primeiro sergipano a ser estudado foi Tobias Barreto, e em conversa com os alunos, resolveu-se fazer esse estudo procurando descobrir em que momento o pensamento de Tobias Barreto abordava o conteúdo programático que era desenvolvido nas disciplinas.
A princípio era essa a intenção do projeto, entretanto com o desenvolvimento do mesmo, fomos observando que na escola havia pouco recurso para desenvolvê-lo, passamos então a procurar recursos fora da escola buscando novas parcerias institucionais.
O primeiro local a ser visitado foi o Museu do Homem Sergipano, lá chegando e em conversa com sua Diretora a Profª. Drª Maria Terezinha Oliva e a sua equipe, em reunião esbocei qual seria a minha intenção e prontamente ela colocou, a disposição da escola todos os recursos do Museu.
Essa visita ao Museu possibilitou uma diversidade muito grande de enfoques e começamos a explorar outros pontos por sugestão da própria Professora Terezinha , visto que a comunidade na qual a escola esta inserida é rica em instituições. Com o objetivo de ampliar a parceria para o desenvolvimento do projeto, entramos em contato com o Instituto Histórico, a Academia Sergipana de Letras e o Instituto Tobias Barreto.
O Prof. Luiz Antonio Barreto nos recebeu de uma forma muito acolhedora e possibilitou, uma vez que o Instituto tem um vasto material sobre Tobias, que os alunos pudessem fazer pesquisas, até porque um dos objetivos do projeto é que ano letivo os alunos deven elaborar uma monografia com o conteúdo estudado durante o ano.
Por sugestões da Profª Terezinha e do Prof. Luiz o projeto se estendeu ele não se esgotou em um ano, passou a ser desenvolvido, de maneira a explorar outros sergipanos que abrilhantaram nossa história.
O trabalho contou também com a participação da Professora Tânia da sala de leitura que procurava elaborar a parte artística com a declamação dos poemas do autor em estudo, ao mesmo tempo esses alunos trabalham a fundamentação filosófica ou implicações sociológicas do pensamento do autor manifesta através do poema e os demais professores como de redação e português lhes auxiliam na interpretação e revisão ortográfica dos capítulos.
Para estimular os alunos e despertar seu interesse pela pesquisa, procuramos desenvolver o projeto com base nos princípios construtivistas piagetianos, tomando o erro como parte do processo da aprendizagem. Procurou-se, portanto referenciar as fontes a serem pesquisadas, dentro das publicações dos sergipanos, ao tempo em que direcionamos as pesquisas para que os alunos pudessem ter contato com os autores dos livros nos quais fizeram suas consultas.
A ideia de se explorar autores sergipanos baseia-se no fato de que existe um espaço cultural a ser resgatado no tocante a produção literária sergipana que é a sua utilização no ensino fundamental e médio. Desta sorte, direta e indiretamente o projeto estimula a produção e o uso do material literário sergipano, propiciando o seu desenvolvimento e, por conseguinte a circulação das ideias das antigas e novas águias sergipanas.
No projeto que desenvolvemos saboreamos sucessos e fracassos, contudo ao final deste, em face da aposentadoria do Coordenador, podemos vislumbrar um cenário magnífico de realizações.

06- Resultado Final do Projeto quanto ao rendimento

Com relação ao quadro apresentado observa-se que os trabalhos com rendimento ótimos, partiram de 4% e atingiram a marca de 52% com uma média de 34,2% de rendimento. Os trabalhos com rendimento bons partiram de 60% e atingiram 20%, apresentando uma média de 36,4%. Os trabalhos com rendimento regular partiram de 36% e atingiram a marca de 30%, obtendo um rendimento médio de 29,8%. Onde podemos concluir que os trabalhos classificados como bons e regulares cederam lugar aos trabalhos ótimos.
Foram apresentadas 120 monografias ao longo do projeto e na análise do gráfico 07 podemos observar o crescimento da produção, permitindo um prognóstico de crescimento, caso o projeto pudesse ter continuidade.

07- Número de Monografias apresentadas no Projeto

Acreditamos, como pudemos demonstrar, que os Professores da rede pública, são capazes de produzirem um ensino de qualidade efetivando a interdisciplinaridade e utilizando os recursos públicos e até mesmo o privado, inerentes na comunidade onde a escola esta inserida. Basta, para tanto, um pouco de boa vontade, responsabilidade profissional e compromisso com a educação.
Dados retirados do livro "Sergipanos Ilustres" uma Metodologia Inovadora, do Prof. Arionaldo Moura, em fase de conclusão.

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