sexta-feira, 20 de junho de 2014

MÁRIO CABRAL- POETA HOMENAGEADO NO X PRÊMIO "TOBIAS BARRETO" DE POESIA

     MÁRIO CABRAL     Poeta homenageado no X PRÊMIO TOBIAS BARRETO DE POESIA

Intelectual sergipano nascido em Aracaju, em 26 de março de 1914, reuniu numa seleta parte de sua poesia.
 Mário Cabral, intelectual sergipano nascido em Aracaju, em 26 de março de 1914, reuniu numa seleta parte de sua poesia, oferecendo aos leitores uma rica e antológica visão de uma arte que tem, nos últimos tempos, perdido espaço na literatura brasileira. Múltiplo no seu fazer literário, como dele disse o romancista e crítico sergipano Armindo Pereira, Mário Cabral esbanja vitalidade na ante sala dos seus 95 anos, como um dos grandes nomes que o pequeno Sergipe deu ao Brasil. 


Um pequeno apanhado de opiniões, assinadas por Jorge Amado, José Lins do Rego, Pedro Calmon, Paulo Carvalho-Neto, Armindo Pereira, Gilberto Amado, citadas na segunda orelha do novo livro, conferem à obra de Mário Cabral uma aceitação e um elogio sincero, como uma fortuna crítica consagradora, atualizada pelo correto texto de Wagner da Silva Ribeiro prefaciando Seleções. Mais do que apontar as qualidades estéticas do livro, Wagner Ribeiro reapresenta o autor aos brasileiros e muito especialmente aos sergipanos, oferecendo à bibliografia de Mário Cabral uma contribuição de excelência.
Um traço empolgante da biografia de Mário Cabral é seu apego a Aracaju, aos escritores sergipanos, a tudo o que tem relação com Sergipe.

Fonte de pesquisa: texto de Luis Antonio Barreto




Nenhum comentário: