domingo, 28 de dezembro de 2014

III PRÊMIO TOBIAS BARRETO DE POESIA do Colégio Estadual “Tobias Barreto”








 GOVERNO DE SERGIPE 2007
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
CAPA: George Altran Araujo dos Santos
DIAGRAMAÇÃO: ARTEXTO
COMISSÃO JULGADORA: Arcádia Literária Estudantil



III PRÊMIO TOBIAS BARRETO DE POESIA
Colégio Estadual "Tobias Barreto"

  

Coletânea 2007
  

Projeto
"Cantando Versos, Descobrindo Poesias"

  
Aracaju(SE), Novembro de 2007


  

Governo do Estado
Marcelo Déda Chagas

Secretário de Estado da Educação
José Fernandes de Lima

Diretoria do Departamento de Educação
Cleide Pessoa Albuquerque

Diretora do Colégio Estadual Tobias Barreto
Leilde Aquino Santana de Souza

Coordenadores Pedagógicos
Genilda Alves Santos

Carlos André Araújo Menezes

Coordenação do III Prêmio Tobias Barreto de Poesia
Tânia Cristina Cardoso de Gois




APRESENTAÇÃO

Através da linguagem nos expressamos, nos revelamos, nos relacionamos com o outro e com o mundo. Através da mesma, povoamos nosso imaginário, criamos, construímos a sociedade, fazemos história. A leitura é sobretudo a compreensão dos outros, a escrita é especialmente a compreensão do próprio sujeito. A leitura e a escrita nos ajudam a ver além dos letras, a criar além das palavras.
No terceiro ano do projeto "Poeta Aprendiz" continuamos encantados com o potencial criativo dos nossos alunos que expressam de forma singular e poética a sua visão de mundo. Essa coletânea é o resultado de várias leituras, do eterno confronto com o "eu", da conversa entre amigos que tentam compreender a realidade vivida, da indignação diante da corrupção, injustiça, do esforço reluzente em escrever versos, porém, é sobretudo, fruto da vontade de libertar o pássaro escondido que teima em não rastejar.
Segundo Carlos Heitor Cony "Ao contrário da imagem distorcida do sonhador alienado e inconsequente, o poeta é um profissional comprometido com seu o ofício, que é mais que um trabalho, mas uma missão interior, uma necessidade de ajustar ou distorcer a realidade (e mesmo o sonho) com uma visão que lhe é própria e intransferível. Somente ele pode sentir e dizer aquilo. E sentindo e dizendo ele expressa não apenas o sentimento do mundo, mas a consciência de todos."
O projeto "Poeta Aprendiz" tem como objetivo formar leitores conscientes e críticos e alunos que acreditem em seu potencial criativo, por isso, ousem começar a trilhar os caminhos da poesia.

Tânia Cristina Cardoso de Góis
Coordenadora do III Prêmio de Poesia Tobias Barreto
e do Projeto "Cantando Versos, Descobrindo Poesias"

Leilde Aquino Santana
Diretora



DEPOIMENTOS
DE ALUNOS SOBRE ESTE PROJETO:

Comecei a fazer poesia, por brincadeira, apenas por que achava bonito ver os outros fazendo poesias. Após participar do "Concurso de Poesia" e ficar em 8° lugar comecei a me descobrir."O Poeta Aprendiz" me ajudou a entender um pouco a vida. Quando escrevo eu demonstro o que eu queria falar e não consigo. Nas minhas poesias falo de política, amor, tudo que se relaciona com a vida.
Vanessa Duarte — 3° ano 2007

O "Concurso de Poesia" foi excelente. Confirmou dentro de mim o amor que tenho ao escrever poesia. Fiquei muito feliz com as apresentações. Foi realmente um festival de talentos: virou música, virou canção, virou história de coração.
Gerson Cruz — 3° ano 2005

No início achava que escrever poesia era só uma diversão, foi quando resolvi participar do Concurso de Poesia e fiquei entre as dez selecionadas. Não achava que iria dar certo, porém a partir daí passei a escrever a recitar minhas poesias e a de outros colegas também.
Thaise Conceição dos Anjos—l° ano 2007




Sumário

Apresentação 



Anel de Aliança 

Liberdade 

Um Brasil Inexistente 

Amor Fraterno 

Anjo da Perfeição 

Extinção 

Casa 

Sonhos de Virtudes 

Palavras 

 Vida 

Ninguém Sabe 

Amanheceu 

Sempre 

A vida 

Minha Honra 

Você é Capaz 

A Culpada 

Sentimento Terrível

Que País é esse? 

Reencontro 

Em um Minuto 








Anel de Aliança

Quero falar de amor
Sem abrir meu coração
Quero que tudo dispare
Como uma bala de canhão
Quero sempre a liberdade.
 Pra conter uma paixão
Quero que você devore
Com uma fome de leão
Quero apenas que me abrace
Garantindo segurança
Quero que esteja perto
Com um anel de aliança.

  


Laura de Souza Oliveira 7ª D — 2° lugar




Liberdade

Escravidão
Negros com gemidos cruciais, sendo oprimidos
Levando chicotadas, sofrendo, lutando por liberdade.

Senhores de engenho.
Usando as negras, nascendo mulatos;
Dizendo que os negros são inelutáveis
Tratando-os como animais irracionais.

Abolicionistas.
Trouxeram a esperança, para lutar pela liberdade.

Depois de anos, lutos e lutas
Foram libertados pela lei Áurea
Depois de tudo
Ainda são excluídos da famosa sociedade.

  

Vanessa Duarte de Oliveira Vieira
3°C — 3° lugar



Um Brasil Inexistente

Acorda povo brasileiro
Estamos perdendo nossos jovens
Para o quê? Para o crime, a prostituição e o pior:
Para as drogas!
Como podemos lidar com essa situação?
Como podemos ajudar uma pessoa que não quer ser ajudada?
Garanto para vocês que não é com opróbrio
Mas sim com benevolência,
Com sede de um caminho melhor para os nossos jovens
Mas não, preferimos viver na nutidez
No poço de horrores
Será sempre assim?
Essa é a nossa realidade!



Thaise Conceição dos Anjos
1° ano - 4° lugar




Amor Fraterno

Uma madrugada escura e fria
É assim uma vida sem amor
Uma vida totalmente vazia,
Cheia de solidão e dor.

Quando o amor brota no coração
A vida enche-se de alegria
É como o nascer do sol,
Que vem iluminar e aquecer o dia

Ame a todos, não por merecerem,
Mas por precisarem de amor
Faça eles perceberem
Que esse caminho tem valor.
  

Dayane de Oliveira Ribeiro
 3° B — 5° lugar



Anjo da Perfeição

Um cometa atravessou os céus dos meus sonhos
O universo dos meus pensamentos
E caiu no planeta terra do meu coração
Com um impacto profundo transformou minh'alma
 Trazendo paz e consolação

Quando pude contemplar sua face percebi
Que se tratava de mais belo anjo de minha vida
Nunca vi coisa tão bela
Beleza tão parecida

Com uma perfeição jamais alcançada
Por ninguém que conheci em toda minha vida
Anjo sois tão perfeito
Que sua presença me faz pensar
Nas mais belas obras feitas por Deus
E a nós oferecidas.

Anjo, sois tão perfeito
Que apenas em ouvir
Qualquer som que saia de tua boca
Transformas meu mundo negro
No mais belo jardim a florescer.

Anjo de perfeição, hoje sei
Que quando te vi
Me apaixonei por você.

  
Thaís Rafaela Santana Dias Pereira
2° C — 6° lugar



Extinção

O ser humano no auge de sua formação
Vive com medo e apreensão
Com a ameaça, agora posta em questão.
A sua extinção

Quando a humanidade resolveu se levantar
O fogo dominar
A terra agrar
Civilizações construir
Nem pensou que sua capacidade de evoluir
Poderia lhe destruir

Ao passar dos séculos ele criou a ameaça
Pensou que seria uma graça
Porém ficou assustado Imaginou que iria morrer queimado
 No fogo de sua invenção.
A sua destruição!

Os anos passarão,
O planeta mudará
E a ameaça?
E a humanidade?
Terão solução?
Ou será sua extinção?!

  

Diego Santos Souza
3° C — 7° lugar



Casa

A minha casa é de andar
Mas lá em baixo não vou morar
A minha casa é bem altinha
É quase igual a da minha vizinha
Eu vejo tudo daqui de cima
Eu vejo casa, vejo menina

Eu tenho um livro com várias páginas
De amor, uma página de paixão
Uma página da fraternidade
Outra do coração.

  

Thatiane Evelhyn de Jesus Silva
5ªB — 8° lugar



Sonhos de Virtudes

Sou como a tristeza de um rio
Penso como as velas de um barco
Sou como um pontinho beirando o mar
Meu alento seria desaguar no mar
Seria perder o medo e quem sabe nadar...
Ou voar...
Seria como a brisa do mar
Ah!Eu não consigo voar!
Fico na beira da praia
Rezando para te encontrar
Tremo
Gelo
E permaneço atônita
Rezo incrédula esperando que o medo venha a cessar
Se ao menos a água eu pudesse tocar
Iria dar-me ao mar...

  

Clara Virgínia de Jesus Silva
1° ano - 9° lugar

Palavras

Palavras são ditas como escândalos morais
As pessoas convivem com a criminalidade
A claridão se perde no escuro
Come-se o pão da inocência tirada das crianças
Ladrões são aplaudidos
Resíduos de sangue ficam espalhados no tempo
Bancos de praça tornaram-se dormitórios
Injustiças desabam em cima do povo e
Tornam-se a eternidade amarga da aprendizagem
Vida e Morte já não são tão diferente para o mundo
Hoje são palavras
E amanhã, o que serão?



Vanessa Duarte de Oliveira Vieira
3° C — 10° lugar

Vida


Vivo a vida
Saio por aí sem ter hora pra chegar
Curto cada momento sem me estressar
 Palavras...
É tão pouco para descrever a vida
Vida bandida, danada
Sem palavras...
Vida louca!
Que vida é essa que vivo?
Sem juízo?
Jamais!
Sou escrava da alegria
Não me importo com as pessoas que sempre estão a falar
Se cada um vivesse a sua própria
Vida sem se importar com a dos outros,
Viveriam mais felizes, neste mundo tão solto!



  
Jéssica de Souza
2° C

Ninguém Sabe

Este mundo fora de controle
Que diz o que está certo, e o que está errado
Que me faz saber que ele não é tudo
Eu penso em discutir, mas não...

Estou confuso com o que vejo
Eu tento entender
Mas não é sensato
Estou confuso com o que sinto
Será que o amor
É um sentimento real?
Ninguém sabe!

E a realidade que tínhamos
Não podemos mais encontra-la?
Ninguém sabe
Como eu posso sentir algo que não seja verdadeiro

Temos que pensar no futuro
Nós somos jovens, vamos alto.
Não podemos retornar o nosso destino...
Eu desejo isso, mas o que posso
E só dizer que não é pra desistir

Estou confuso com o que ouço
Acredito que estamos perdendo tudo
E se não fizermos algo
Quem irá fazer?
Ninguém sabe!

Um outro dia já começou
A vida passa, e não retorna
Como podemos confiar em alguém
Quando no mundo honestidade é uma palavra suja
O que será de nós?
Ninguém sabe!!


Marlone Santos Santana
3°C



Amanheceu

Ao levantar-me ouço um ruído
Familiar e desagradável.
Começo a lacrimejar,
A me arrepiar.
Minhas pernas tornam-se inúteis
Minha mente,
 O meu ser
Entra em pânico.

Mas, de repente tudo pára...

Você se torna mais presente em minha vida
O brilho dos teus olhos
Lembrei ao olhar o luar.
Seu sorriso meigo e doce,
Encontrarei em cada criança inocente.
Seu corpo quente e macio,
Teus pensamentos levianos e fascinantes,
 Jamais houvera igual.
Porém, aquele ruído
Despedaçou-me com a trágica notícia,
O fim...
" a tua morte".




Talita Calixto dos Passos
3°C



Sempre

Me debato sobre à mesa
Tentando escrever sobre você
Mais, as minhas mãos
Não conseguem escrever tudo que sinto
Mas você sabe, você sente

Não sou tão especial como me diz
Sou apenas o que sou
Mostrando todo o meu amor

Não me importaria se o mundo me adiasse
Se apenas você me amasse
Eu nem preciso dizer
Mas queria ver no fundo do teu olhar
O espelho da tua alma
Só pra saber se me amas

Às vezes quase te odeio
Então te amo mais e mais
Amo-te nos grandes e nos pequenos defeitos
Amo-te nos apelos reflexos dos espelhos
Mas pelo teu jeito de ser, sorrir e falar

Te amava antes de te conhecer
Pois te sentia, sempre dentro de mim
Nos meus sonhos, no meu coração...

Se o que sinto for chama
Que se apaga com o vento
Saiba que das cinzas o meu ressurgirá
Assim como uma Fênix
Cada vez mais forte e imortal!!!
   

Igor Diniz
3° C

A Vida


A vida é uma peça de teatro
Porém não permite ensaios
Por isso cante
Chore,
Dance,
Ria,
Viva intensamente, antes que a cortina se feche
 E a peça termine, sem aplausos.





Lucas da Conceição Souza
8ª D



Minha Honra


Alguém me confiou
Uma palavra secreta
Porque Além do sonho
Poucas coisas são discretas
Revelei a minha mente
Partilhei com o coração
Confidenciei a alma
Mas não assino a confissão
Por mais que me apertem
Jamais irei falar
Porque a minha honra
Não vou desagradar.





Laura de Souza Oliveira
7ª D



Você é Capaz


Você é capaz, sinta-se forte.
Veja o tempo e a vida, são unidos,
Mas nunca, nem o amanhã podem separá-los

A fé sempre estará com você
É só você querer

E além disso, amar faz você voar e a tristeza se abalar.
Creia, você é capaz.
  


Robson Thawan de Jesus Silva
7ª B

A Culpada

Eu que nunca fui nada
Fui sempre a culpada das coisas existirem
Eu vivendo calada tentei resisti
Eu vivendo sozinha
Mas estava ali
Busquei um caminho
Pisei num espinho no qual me feri
Olho para frente
Vejo essa gente que vive sem mim
Não siga o caminho daquele bonzinho
Que só sabe mentir!




Thamires Lopes de Carvalho
1° D

Sentimento Terrível


Ao abrir os olhos, vi
Algo que não acreditei
Vi uma ignorância
Que jamais imaginei

Pessoas são classificadas:
Pela cor e não pelo valor,
Pelo dinheiro e não pelo amor,
Classificação que traz dor

Eles esquecem que o amor
Não tem preconceito
E que não é a melanina
Que traz o respeito

O preconceito é horrível
Sentimento terrível
Que deve ser vencido
Para um Brasil mais unido.





Dayane de Oliveira Ribeiro
3° B

Que País é Esse?

Como os brasileiros são bestas!
Trabalham toda a vida para manter os corruptos
Ó meu Deus, onde este país vai parar?
O que os governantes fazem?
Nada.
Onde anda a justiça?
Parada, inválida, injusta
Viver neste país faz sofrer...
Por mais que sejamos honestos, para que viver em
Um país onde falta verdade, honra e vergonha?



Jéssica de Souza
2° C



Reencontro

 Ao fechar os olhos,
Meu coração para,
Minha alma levanta
Não existe mais corpo.
Agora, vou a sua procura.
Estou sem sono.
Presa nas trevas, preciso de paz, preciso de você.
Por que mentias?
Quando me jurou amor eterno, se foi leviano belo.
Sinto seu perfume cada vez mais forte
Estou vendo uma luz,
Que ilumina meu espírito.
Me aguarde meu amor
Estou indo ao seu encontro,
Para te reencontrar
E juntos descansarmos
No sono profundo.



Talita Calixto Passos
3° C

Em Um Minuto

Quando tu chegaste
Fizeste muitos corações
Cair ao desgaste
Despertando em si...paixões.

Parei por um minuto e pensei
Porque aparecestes agora?
Porque não? Não sei...
Será que havia chegando a hora?

Chegastes e por um minuto
Conseguiu desestruturar meu ser
Tiraste-me o chão por um minuto...
Quem dera se por um minuto, tudo eu pudesse ter.

Sua amizade por um minuto eu ganhei
Se por um minuto, tudo eu pudesse ter,
Eu queria o mundo...o amor...o universo...sei
Sei que em um minuto, tudo isso não posso querer.
  


Thamires Lopes de Carvalho

1° D 

Nenhum comentário: